quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Devaneio Mental ou reflexão para Sociologia da Informação

Primeiro de tudo, o título original deste trabalho deveria ser, e passo a citar, "Socialização – desafios de uma Socialização diferenciada no actual momento
caracterizado por fenómenos de Globalização"... Mas isto é enfadonho! Logo, leva o título que eu quero e não se discute mais!

Em seguida, pelo que consegui apurar - e a prespicácia não é a minha melhor qualidade, isto é se houver alguma qualidade no produto concebido pela primeira vez entre a minha santa mãe e o meu fenomenal pai - , devo reflectir sobre os seguintes tópicos:
  • Em que consiste o processo de Socialização?
  • Elementos / estímulos / agentes que contribuem para o processo?
  • A Socialização ao longo da vida – diferentes agentes, diferentes impactos?
  • O processo de Socialização na Sociedade da Informação – o que mudou?
  • Globalização da Socialização – clonagem social?
  • O “MEU” processo de Socialização...

Isto é tudo muito giro, mas não encontro rumo para dar a esta... coisa. Como tal, aqui vão uns quantos tiros no escuro. Só por acaso, procurem no MySpace a banda Tiros No Escuro... Belo trabalho da banda... E nem fui pago para publicitar, vejam só!!

O processo de Socialização consiste de igual forma num processo de integração e adaptação onde um indíviduo irá procurar a inserção num determinado meio social. O indíviduo em causa possui os seus próprios interesses, hábitos e normas impostas por si, mas a inserção em sociedade requere que ele coopere com o comportamento padrão instituido nesse determinado meio social. Como tal, irá abdicar de um determinado conjunto de caracteristicas ou omiti-las de forma a integrar-se na sociedade, coagindo com as normas vinculadas. Não se deve esquecer a liberdade que o sujeito possui e o mundo onde vivemos, significando isto que em qualquer momento da vida, a mudança de meio social puderá ocorrer derivado a variadíssimos factores como o dinheiro, posição social, trabalho e outros.

Pode-se entender elementos/estimulos/ agentes de socialização como qualquer caracteristica / acção / interveniente que actuam na integração de um indíviduo a um meio social. Em diferentes locais ou situações, diferentes caracteristicas / acções / intervenientes irão guiar este objecto de estudo a inserir-se em determinado meio social. Alguns exemplos que podem ser mencionados: raça, etnia, emprego, estilo de vida, cultura, religião, localização.

Claro que mediante o decorrer da vida de qualquer pessoa, diferentes situações irão surgir e como tal, o indíviduo necessitará de encontrar uma forma de integrar-se no meio social em questão, seja pelo facto de que esse meio social onde se encontrava impos uma mudança nos comportamentos padrão ou então porque as trivialidades da vida levaram à mudança de meio social. O principio darwinista explica exactamente as consequências da não adaptação ao meio, ou seja, evoluir ou perecer. Verdade que este perecer não é na realidade a morte massificada de inadaptados, mas sim o excluir desses indíviduos do meio social. O conceito que deve estar sempre presente na cabeça de qualquer pessoa é que a sociedade é um organismo que funciona exactamente como um indíviduo e como tal, a integração na sociedade deverá também ser de certa forma um processo de moderação "invisivel" de ambas as partes.

A Sociedade de Informação caracteriza-se pela sua rapidez na distribuição dos dados. Se entendermos que em comunicação, ocorre a transmissão de dados de um emissor para um receptor e assim sucessivamente, havendo a mudança de posição entre emissor e receptor, então a grande mudança acenta na rapidez da transmissão de dados. Ou seja, quanto mais depressa estes dados forem transmitidos, mais depressa ocorrerá a socialização.

Com esta reflexão concluo o meu raciocinio...e já se faz tarde, logo dou os meus exemplos noutra altura!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo como consegues falar de 1 coisa tão má como sociologia. Podias falar de 1 tese sobre prostituição de luxo vs prostituição normal. Era bem mais interessante. x)

João Martins disse...

olha se eu tivesse essa genialidade toda a escrever ficaria digamos...feliz!xD nao agora a serio, escreves muito bem.temos que ver se criamos um mega-blog mais o miranda...julgo qe seria um verdadeiro show os três juntos.uma ideia a reter ;)